Neste artigo você conhecerá o que são placas de sinalização de obras.
Então, se você está preste a fazer a sua prova do Detran ou pensa em fazê-la em algum momento leia este texto até o final.
Pois, aqui vamos explicar quais são as funções dessas placas de organização do trânsito.
Por último, colocaremos uma lista das principais placas e a maneira certa de identificá-las. Portanto, se você deseja conhecer todas essas informações continue lendo.
Placas de Sinalização de Obras
Em primeiro lugar, a correta compreensão da sinalização rodoviária é fundamental na condução segura de qualquer tipo de automóvel. Além disso, é claro, você evita multas e mantém o trânsito organizado de modo a não ocorrer nenhum acidente na estrada. Desta forma, o condutor não precisa se preocupar em obter informações sobre o sinal apenas durante as provas teóricas. Por outro lado, também é preciso estar ciente e não ser multado por não seguir o sinal. Portanto, devemos primeiro entender como distinguir as seguintes sinalizações de trânsito diferentes divididas em:
- Regulamentação;
- Advertência;
- Indicação.
Nesse sentido, conforme informações da Infraestrutura Nacional de Transportes (DNIT), as placas de sinalização de obras visam informar os motoristas e pedestres. No entanto, essas geralmente são temporárias, portanto a placa nem sempre ficará fixada na pista, apenas quando necessário. Pois a placa é retirada no momento do término da obra, possibilitando passar por ali de forma segura. Sendo assim, as placas de sinalização de obras são instaladas em rodovias e vias urbanas alertando das obras viárias e outros assuntos que exigem mais atenção dos motoristas.
Funções das Placas de Sinalização de Obras
Como foi mencionado anteriormente, a função das placas de sinalização de obras, nada mais é de indicar aos motoristas as obras na estrada. Portanto, as placas de sinalização de obras são projetadas informando aos motoristas. Dessa forma, o condutor tomará outro caminho. Sendo assim ele já fica preparado para mudar de rumo antes de chegar de fato na obra.
Como identificá-las?
As placas de sinalização de obras caracterizam-se pela utilização combinada de semáforos verticais, horizontais, semáforos, equipamentos e sinais e elementos de sinalização auxiliares. Sobretudo, alertando os utentes da via sobre a intervenção e identificando as suas características temporárias. Ou seja, mantendo a segurança e mobilidade do trânsito em condições sem barreiras. Sendo assim, recomendado aos usuários escolherem outros caminhos.
Geralmente, essas placas têm formato quadrado (colocado diagonalmente), exceto 4 de formato retangular e fundo amarelo. Alguns têm uma pequena marca retangular abaixo indicando a distância. Dessa forma, identificar as placas de sinalização de obras é muito fácil. Então, veja a composição das seguintes placas de construção a seguir:
- Borda preta;
- Fundo laranja;
- Setas pretas (esquerda ou direita, para cima ou para baixo);
- Legenda negra;
- Símbolo preto.
Portanto, a partir de hoje não confunda essas placas com nenhuma outra. Lembre-se de todas essas características mencionadas e saiba identificá-los no momento necessário, seja numa prova ou na estrada.
Lista de placas
Agora fácil identificar as placas de sinalização, veja abaixo uma lista das principais placas:
- Parada obrigatória à frente;
- Pista irregular;
- Lombada;
- Depressão;
- Mão dupla adiante;
- Área com desmoronamento;
- Projeção de cascalho;
- Pista escorregadia;
- Caminhões na via;
- Estreitamento à direita, à esquerda e ao centro;
- Obras adiante;
- Início de pista dividida;
- Largura limitada;
- Altura limitada;
- Desvio à direita e desvio à direita 2;
- Fim de obras.
Sendo assim, agora você já conhece as placas de sinalização de obras, sabe sua utilização e como identificá-las. Dessa forma, se pretende realizar a prova da sua carteira de motorista, então, poderá aproveitar todas as informações deste artigo.
Simulado Detran de Placas
Este é um Simulado Detran de Placas De Trânsito
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.