Se você teve a má sorte de perder ou danificar a sua Carteira Nacional de Habilitação, há procedimentos rápidos que são realizados para solicitar uma segunda via CNH.

O pedido da segunda via CNH pode ser realizado quando houver perda, furto, roubo ou caso ele esteja em mau estado de conservação.

Para facilitar, hoje é possível fazer grande parte do procedimento de solicitação do novo documento pela internet, antes de se encaminhar pessoalmente ao Detran retirá-lo.

Publicidade

Saiba como solicitar a sua Primeira Habilitação!

Antes de solicitar a segunda via CNH

segunda via cnh

Antes de entrar com a solicitação da segunda via CNH, o condutor deve estar atento a algumas exigências de registros e possíveis processos em relação ao documento. Entre os quesitos, o condutor não pode ter na sua CNH, registros de infrações vencidas ou que estejam em aberto, como IPVA, licenciamentos e multas. Portanto, de modo a verificar a pontuação da sua CNH antes de pedir a segunda via, acesse o site do Detran do seu estado. Sendo assim, a fim de verificar se existem dívidas com o Departamento Estadual de Trânsito, realize as seguintes ações:

  1. Entre no site do Detran GO;
  2. Clique no botão “Veículos”;
  3. Insira as informações da Placa e Renavam do seu veículo;
  4. Em seguida, clique em “Consultar”;
  5. Desse modo, poderá ver se algo está incorreto com o seu veículo.

Pois, a fim de pedir a segunda via, o documento também não pode estar suspenso ou ter sido cassado. Portanto, a habilitação deve estar no prazo de validade. Dessa forma, não é possível solicitar a alteração de dados do novo documento (inclusão ou exclusão), apenas o exercício de atividade remunerada é possível pedir, assim como correções do nome do pai, número do RG ou rebaixamento de categoria. Contudo, caso pretenda fazer as alterações na CNH, basta encaminhar o procedimento pelo portal do Detran. Por último, também é obrigatório que o motorista tenha o seu prontuário cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito onde o solicitante resida.

Regularização da CNH

Primeiramente, caso o documento do motorista esteja com problemas de registros, é preciso regularizá-lo antes de encaminhar o pedido da segunda via CNH. Para o procedimento, o solicitante deverá agendar previamente o serviço no site do Detran GO ou no Portal Vapt Vupt e ver a disponibilidade de atendimento, de acordo com o local de pedido. Contudo, caso a sua CNH seja de outro estado, você deverá fazer a solicitação do serviço da transferência de prontuário antes de renovar a CNH. Contudo, quem busca obter a carteira definitiva no estado de Goiás, a solicitação pode ser pelo aplicativo do Detran GO ON. Vale lembrar que, devido à pandemia, foi divulgado um novo cronograma para a renovação, onde todas as carteiras de motoristas vencidas no ano de 2020 ganharam, automaticamente, mais um ano.

Publicidade

Como solicitar a segunda via CNH?

De modo a encaminhar a segunda via desse documento em algum posto de atendimento e depois de agendar o comparecimento. Sendo assim, deverá levar em mãos os seguintes documentos a fim de obter a segunda via:

  • RG, Passaporte ou Carteira de Trabalho;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência (Cópia e original);
  • Foto 3×4 (quando a mesma for exigida. Em alguns locais, ela é tirada no ato do pedido);
  • Caso tenha, o Boletim de Ocorrência no qual registra a perda, furto ou extravio.

Contudo, a fim de solicitar a segunda via CNH pelo portal do Detran GO, você deverá preencher corretamente os campos obrigatórios na página, seguindo rigorosamente o que está na CNH. Portanto, no campo de preenchimento insira as informações de:

  • Seu Registro (CPF ou RG);
  • Nome completo;
  • Data de nascimento.

Sendo assim, no caso de dados identificadores é preciso informar:

  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • CPF;
  • Data de nascimento.

Após isso, basta seguir o passo a passo abaixo a fim de solicitar a segunda via:

  1. Após preencher os dados, confirme clicando em “OK”;
  2. No próximo passo escolha a opção da solicitação que deseja (segunda via CNH);
  3. Escolha o local de retirada do documento;
  4. Certifique se o endereço está correto, de acordo com os dados gravados no Detran;
  5. No preenchimento, utilize letras maiúsculas e não coloque acentos, cedilhas ou qualquer caractere especial em qualquer um dos campos;
  6. Após o preenchimento, imprima os documentos e efetue o pagamento do DUA – Documento Único de Arrecadação, preferencialmente nas Casas Lotéricas.

Sendo assim, o valor da taxa da segunda via é de R$ 70,78. Após o pagamento ser realizado, a sua segunda via da habilitação será enviada para a CIRETRAN do posto de retirada. Você pode acompanhar o andamento da emissão da segunda via CNH pelo site do Departamento Estadual de Trânsito.

Publicidade

Dica importante

Caso tenha a habilitação roubada, é necessário fazer, antes de pedir a segunda via, um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia da Polícia Civil do seu município. Para o pedido, você deverá levar seus documentos pessoais (RG e CPF) à delegacia a fim de emitir o BO. Portanto, o boletim, além de prevenir contra problemas no futuro, será necessário na hora de solicitar a segunda via da CNH na unidade do Detran mais próximo. Gostou do nosso artigo sobre como solicitar a segunda via CNH? Compartilhe nosso artigo e deixe um comentário abaixo!

Saiba como consultar multas Detran GO! Veja agora!

O que achou deste conteúdo?

Clique para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Votos: 0

Ainda não há avaliações, seja o primeiro!