Neste artigo iremos explicar o que são as Placas de Regulamentação de trânsito.
Então, se você ainda não tirou a sua carteira de habilitação ou possui dúvidas a respeito dos significados desses sinais, continue lendo.
Pois, vamos mencionar tudo sobre a regulamentação de trafego de automóveis.
Sendo assim, será dito qual é a função das Placas de Regulamentação, assim como qual é a melhor maneira de identificá-las.
Além disso, vamos esclarecer quais as principais penalidades no caso de o motorista não obedecer às leis.
Por fim, deixaremos uma lista das placas de regulamentação com explicações para mais fácil de entender. Portanto, leia este texto até o fim e entenda melhor as Placas de Regulamentação.
Placas de Regulamentação
O cumprimento das leis de trânsito não vale apenas aos motoristas e motociclistas. Sendo assim, pedestres, ciclistas e todos as pessoas devem compreender as regras regidas. Dessa forma, o melhor jeito de evitar multas é aprendendo sobre as contravenções, além de conhecer todas as Placas de Regulamentação. Os sinais verticais possuem uma moldura vermelha e um fundo branco. Em geral, se as placas são redondas, então, possuem a cor branca. Entretanto, as exceções ao formato são o símbolo de “Parada Forçada” com um octógono e um fundo vermelho, e o símbolo “Dê preferência” com um triângulo.
A função dessas placas?
As Placas de Regulamentação são fundamentais na organização do fluxo do tráfego e consequentemente, evitando acidentes. Portanto, a sua função é informar plenamente os condutores e pedestres sobre as proibições, restrições e obrigações de utilização da estrada.
Como identificá-las?
Ao contrário dos sinais de trânsito e de advertência, as placas de regulamentação de trânsito se identificam através da cor vermelha.
Penalidades por infração
Essas leis têm caráter obrigatório e devem ser seguidas porque é ilegal violar ou deixar de cumpri-las. Portanto, qualquer usuário da via terrestre, seja motorista ou pedestre, deve evitar violar os regulamentos. Desta forma, o motorista será responsável pelas medidas tomadas nesse sentido. Contudo, os pedestres também necessitam estar atentos aos sinais e às placas de regulamentação da estrada. Sendo assim, as penalidades impostas incluem:
- Multas;
- Advertências por escrito;
- Cancelamento da carteira de habilitação;
- Retenção de veículos.
Lista de Placas de Regulamentação
A seguir, iremos mencionar as principais Placas de Regulamentação antes de tirar a sua carteira de habilitação. Portanto, fique atento às placas a seguir:
- R-1: Parada forçada, impede de parar antes do cruzamento;
- R-2: É obrigatório diminuir a velocidade, parar e permita que os outros veículos ultrapassem pela estrada na qual deseja entrar ou atravessar;
- R-3: Direção proibida, é determinado que é proibido avançar ou entrar nas ruas restritas;
- R-4a: Não vire à esquerda;
- R-4b: Proibido virar à direita;
- R-5a: Proibido retornar à esquerda;
- R-5b: É proibido voltar para a direita;
- R-6a: Sem estacionamento, estão proibidos de estacionar em estradas cobertas;
- R-6b: Estacionamento controlado, permite estacionar em uma área coberta;
- R-6c: Sem estacionamento, estão proibidos de parar a qualquer momento, ou mesmo entrar e sair;
- R-7: Sem ultrapassagem, está proibido ultrapassagens;
- R-8a: É proibido mudar de faixa ou mudar de faixa da esquerda para a direita.
Dessa forma, agora você já conhece as principais placas de regulamentadas. Então, caso pretende tirar a sua habilitação ou fazê-la, já será mais fácil de conseguir a sua CNH com as nossas dicas úteis.
Simulado Detran de Placas
Este é um Simulado Detran de Placas De Trânsito
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.